24.6 C
Belem
qua, 21 ago 2019 21:52

Coluna do Salame

Acompanhe de segunda a sexta as notícias do jornalista Edson Salame

Dia de Luto

Com o objetivo de defender os auditores fiscais, a Receita Federal e o Brasil, o Sindifisco Nacional promove, nesta quarta feira, o Dia do Luto. A mobilização é uma resposta aos ataques que a Receita Federal e os auditores vêm sofrendo nos últimos tempos.

Onde É?

O Sindifisco recomenda a quem queira participar do protesto procurar a Delegacia Sindical para saber o local e a hora do evento.

Lamento

Morreu, ontem, no Rio de Janeiro, onde há muito estava radicado, o fotógrafo paraense Paulo Jares. Filho do jornalista Roberto Jares, Paulo passou pelas redações de grandes veículos, como Veja e Jornal do Brasil.

Novamente

Está acontecendo nova tentativa de dividir o Pará, e agora o movimento é comandado pelo Senador Siqueira Campos, do Estado do Tocantins. O projeto prevê a criação do estado de Tapajós, que englobaria somente os municípios do Oeste, liderados por Santarém. Neste projeto são retirados os municípios do Xingu, como Altamira e Itaituba.

Facilidades

Desta vez os líderes do movimento que pretendem fatiar o estado do Pará estão criando uma série de facilidades para o “Sim” vencer o plebiscito. Por exemplo, quem quiser votar no plebiscito, terá 150 dias para trocar o domicílio eleitoral e poder votar na consulta popular. O Senador Zequinha Marinho assinou o projeto de criação.

Estratégia

Os organizadores da campanha para a criação do estado do Tapajós deixaram de fora: Altamira, por causa da usina de Belo Monte e Itaituba onde terá portos para o escoamento de grão. Com isso, acreditam não darão a ideia de que o estado do Pará será depenado.

Os Tucanos Estão Vivos

O PSDB realizou neste final de semana as convenções que elegeram os diretórios dos municípios do Oeste do Pará, onde o partido já tem pré-candidato em 112 municípios. Dos 144 municípios do Pará o partido só não elegeu os diretórios em sete.

Briga Grande

As eleições municipais de 2020 serão disputadas ferozmente, principalmente em Belém, e nos municípios polos como Santarém, Marabá, e Ananindeua. Acontece que o MDB, sob a liderança do governador Helder Barbalho, quer marcar posição vencendo no estado, para consolidar uma vitória ampla.

A Crise Parece Que Não Chegou A Salinas

Quem chega a Salinas, pela primeira vez, vê uma cidade cheia de obras, muitas lojas de confecções e mais ainda de material de construção. Em todas as ruas do comércio é grande o movimento e sábado todas as lojas funcionam à tarde.

Todo Mundo Dorme A Sesta

A hora do almoço e da sesta é rigorosamente respeitada em Salinas. Todo o comércio fecha as portas às 12h para reabrir só às 15h.