O Carnaval é a festa mais aguardada pelo cametaense, pois é nessa época que a cidade recebe milhares de visitantes de dentro e fora do Estado, impulsionando a economia local, além de reforçar a identidade cultural do município.

Um dos carnavais mais animados do Pará tem diversão para todos os gostos, desde os adolescentes que curtem uma versão moderna do carnaval eletrônico até os nostálgicos fãs do carnaval das marchinhas. Um dos momentos mais aguardados é o desfile das escolas de samba, baseado no modelo de carnaval carioca, mas exibindo fantasias bem regionais. Além das escolas de samba, também passam pelo corredor da folia blocos infantis, religiosos, abadás e blocos. Quem gosta do carnaval de salão também cai na alegria no tradicional Baile de Máscaras que acontece todo sábado gordo.

Fofó das Virgens, no Carnaval de Cametá
Fofó das Virgens, no Carnaval de Cametá

Desde a década de 30, muitos blocos de carnaval surgiram e apesar da maioria dos mais antigos não existir mais, foram substituídos por outros. Na década de 90, influenciados pelo axé baiano, surgiram no carnaval cametaense os blocos de abadá. Atualmente, existem seis escolas de samba: Império de Samba A Favela (1937) – quinta escola de samba mais antiga do Brasil – Embaixada de Samba Não Posso me Amofinar (1948), A Chaleira (1966), Unidos de Brasília (1976), Amor e Samba (1977) e Verde e Rosa (1989).

Fofó dos Pretinhos, no Carnaval de Cametá
Fofó dos Pretinhos, no Carnaval de Cametá

O carnaval de rua em Cametá é uma forma de expressão popular que teve início a partir da introdução dos cordões carnavalescos oriundos do interior. Estes seriam os responsáveis pela introdução do carnaval na cidade, que inicialmente era feito em bailes organizados em salões e residências de amigos. Esses bailes, onde muitos usavam máscaras, ultrapassaram as fronteiras dos salões e ganharam as ruas. Desde então, diversas escolas de samba surgiram no município e suas características estão representadas através de grandes alegorias e adereços, que são mantidas em segredo pelos carnavalescos até o momento da apresentação.

Carnaval das Águas
O Carnaval das Águas apresenta esse nome por ter como principal avenida de desfile as águas dos rios. Uma das suas principais características é seu aspecto teatral, com manifestações que começam suas encenações no rio e continuam a festa na avenida do samba.

O Carnaval das Águas surgiu da vontade dos moradores das ilhas de brincar o carnaval. Deste modo, os cordões carnavalescos tornaram-se tradição em algumas localidades do município de Cametá, sendo que estes têm como personagens a bailarina, o casal de velhos, os palhaços e o travesti, que fazem a alegria dos brincantes.

Como chegar
A distância entre as cidades de Belém e Cametá é de 236 km. Em linha reta, a distância é de 142 km.

  • Lancha rápida: 3 horas de viagem
    Navegação Bom Jesus – R$ 60 – (91) 3272-1423 / 99149-2722
  • De ônibus pela Alça Viária: 5h 18min de viagem
    Viação Boa Esperança – R$ 50 – (91) 3266-0033

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui