26 C
Belém
seg, 30 mar 2020 14:16
Início Turismo 10 passeios que você precisa fazer em Belém

10 passeios que você precisa fazer em Belém

Clique nas fotos para ampliá-las

1
Estação das Docas

Em 2000, o antigo porto fluvial em Belém deu lugar a um dos espaços mais representativos do Pará: a Estação das Docas. O complexo turístico é referência nacional, por oferecer, em um só lugar, opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, com conforto e segurança. À beira da baia do Guajará, 500 metros de extensão voltados para orla comportam três armazéns, distribuídos em 32 mil metros quadrados, e um terminal para embarque e desembarque de passageiros. O armazém 1 foi batizado como Boulevard das Artes – oferta vários produtos como biojoias, roupas e artesanato regional. O armazém 2, é nomeado Boulevard da Gastronomia. E o armazém 3, como Boulevard de Feiras e Exposições. Além disso, o complexo turístico dispõe do Teatro Maria Sylvia Nunes e do Anfiteatro São Pedro Nolasco. (1)

Onde fica
Boulevard Castilho França, s/n – Campina, Belém – PA, 66053-150

Estação das Docas (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)
Estação das Docas (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)

2
Ver-o-Peso

O Ver-o-Peso se tornou um dos principais pontos de abastecimento da cidade, além de ser, hoje, um dos pontos turísticos mais visitados. Definido como uma grande feira, ou grande mercado aberto, o espaço rasgou o tempo no crescimento da cidade e caracterizou a área com uma relação de consumo e comércio, principalmente para o gênero alimentício. Sendo ali o ponto de chegada de toda uma produção agrícola e pecuária vinda do interior, foi se tornando aos poucos um grande complexo.(2)

Onde fica
Boulevard Castilhos França, s/n – Comércio, Belém – PA, 66013-030

Ver-o-Peso (Foto: Antonio Mokarzel/BelémdoPará)
Ver-o-Peso (Foto: Antonio Mokarzel/BelémdoPará)

3
Forte do Presépio

O Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém, popularmente referido como Forte do Presépio, localiza-se sobre a baía do Guajará, na ponta de Maúri à margem direita da foz do rio Guamá. Dominando a entrada do porto e o canal de navegação que costeia a ilha das Onças.

Onde fica
Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-600

Forte do Castelo (Foto: Carlos Sodré/Agência Pará)

4
Casa das Onze Janelas

Casa das Onze Janelas ou Palacete das Onze Janelas ou Museu de Arte Casa das Onze Janelas é um edifício histórico de Belém. Trata-se do Museu de Arte Moderna e Contemporânea mais importante da cidade de Belém e do Pará.

Onde fica
R. Siqueira Mendes, s/n – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-310

Casa das Onze Janelas (Foto: Elza Lima/Ascom Secult)

5
Mangal das Garças

O Mangal das Garças, inaugurado em 12 de janeiro de 2005, está localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico de Belém do Pará, no entorno do Arsenal da Marinha. O parque ecológico é resultado da revitalização de uma área de 40.000 m², uma síntese do ambiente amazônico no coração da capital paraense. As matas de várzea, os animais da região e mais de trezentas espécies de árvores nativas estão presentes no espaço.

Onde fica
R. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-160

Mangal das Garças (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)

6
Igreja de Santo Alexandre

A Igreja e Colégio de Santo Alexandre foram a sede da Companhia de Jesus na cidade de Belém do Pará, na época do Brasil colônia. No âmbito de um projeto de revitalização do centro histórico de Belém, os edifícios do colégio e igreja dos jesuítas – tombados pelo IPHAN – foram transformados em um museu dedicado à arte sacra da região.

Onde fica
Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-240

Igreja de Santo Alexandre (Foto: Agência Pará)

7
Theatro da Paz

Inaugurado em 15 de fevereiro de 1878, o teatro possui linhas neoclássicas e foi construído no período áureo da exploração da borracha na Amazônia. O seu nome foi sugerido pelo bispo D. Macedo Costa, o qual também lançou a pedra fundamental do edifício, em 3 de março de 1869. Para o lançamento oficial do teatro, foi encenada a produção do dramaturgo francês Adolphe d’Ennery, As duas órfãs, pela companhia do pernambucano Vicente Pontes de Oliveira

http://theatrodapaz.com.br/

Onde fica
Rua da Paz S/N – Centro, Belém-PA, 66017-210

Theatro da Paz (Foto: Carlos Sodré/Agência Pará)

8
Parque Estadual do Utinga

O Parque Estadual do Utinga (PEUt) é a unidade-símbolo da diversidade biológica presente na Região Metropolitana de Belém. A área é utilizada para caminhar, correr, andar de bicicleta e/ou de patins, além de exercícios contemplativos de beleza cênica e meditativos. Estimula, ainda, o ecoturismo a partir de múltiplas opções de trilhas com diferentes níveis e percursos – todas em contato direto com a abundância e a riqueza de espécies de fauna e flora presentes.

Onde fica
Av. João Paulo II s/n, Curió-Utinga, Belém, Pará 66645-057, (91) 3184-3613

Parque Estadual do Utinga (Foto: Carlos Sodré/Agência Pará)

9
Catedral de Belém

Construída entre 1748 e 1771, tem um altar-mor doado pelo Papa Pio IX e painéis pintados por Domenico Di Angelis. Desta igreja parte todos os anos, no segundo domingo de outubro, o Círio de Nazarém festa máxima do povo paraense e uma das maiores procissões religiosas do mundo, reunindo mais de um milhão de pessoas.

Onde fica
Praça Dom Frei Caetano Brandão – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-310

Catedral da Belém (Foto: Cláudio Santos/Agência Pará)

10
Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

Inspirada na basílica de São Paulo, em Roma, abriga a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, achada pelo caboclo Plácido e alvo de veneração dos paraenses É o ponto de chegada do Círio de Nazaré, depois que a procissão percorre as principais ruas do centro da cidade.

Onde fica
Av. Nazaré, 1300 – Nazaré, Belém – PA, 66035-140

Créditos
(1) Site oficial da Estação das Docas (http://www.estacaodasdocas.com.br)
(2) Ver-o-Peso da cidade: O mercado, a carne e a cidade no final do século XIX (Jorge Nassar Fleury e Aline Alves Ferreira), Revista Estudos Amazônicos• vol. VI, nº 1 (2011), pp.100-116
(3) Wikipedia

Basílica de Nossa Sra. de Nazaré (Foto: Cláudio Santos/Agência Pará)
Artigo anteriorÉ Muita Ladroagem
Próximo artigoChuva Forte

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui