24a edição do Circular em clima sustentável

0
Kamara Ko (Foto: Otávio Henriques/Divulgação)

O Circular Campina Cidade Velha chega a sua 24a edição, no domingo, 2 de dezembro, celebrando conquistas e realizações. Este ano, além das edições, o Circular obteve a conquista do 31o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, uma das principais premiações de reconhecimento do Iphan às ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, e também realizou o Fórum Circular – Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade, realizado entre 27 e 30 de setembro, agregando diversos segmentos sociais e academia para conhecer diferentes experiências relacionadas às grandes intervenções urbanas, patrimônio cultural.

A fim de propor diretrizes voltadas para a reversão do atual quadro de deterioração e abandono das áreas centrais tombadas e demais áreas de interesse à preservação ambiental e patrimonial da cidade de Belém, o evento resultou em uma CARTA MANIFESTO, disponibilizada on line pelo site da Avazz.Org (http://bit.ly/2ysaQqB), para ser lida e assinada pela população.

Espaços novos para experimentar nesta circulação
Na edição derradeira do ano, o Circular traz novos parceiros. Desta vez, entram na circulação a Lojinha do Instituto Peabiru, reforçando as ações do bairro do Reduto, junto à Casa do Fauno. O novo espaço abrirá pela manhã com exposição de seus produtos, café da manhã, bate papo e um cortejo pela parte da tarde, seguido da apresentação do grupo Nação Ogan.

O Instituto Histórico e Geográfico do Pará, localizado no histórico Solar do Barão do Guajará, um prédio belíssimo, situado na Praça D. Pedro I, entrou na circulação e abrirá com visitações e uma palestra sobre história da arte, em que será abordada a restauração da tela de D. Pedro I, de autoria de Manuel Pastana.

Também é novidade a participação de um novo espaço cultural, o Studio FDEZBelém, situado na Praça do Ferro de Engomar, onde ficava localizado o lendário Bar 3 x 4, marco do surgimento da Fotoativa em Belém.

Na sua programação oferecerá ao público, como principal atividade, a educação através da linguagem fotográfica digital e suas vertentes. Na Galeria estará a exposição “Sob a Luz”, na loja, tem blusas, bolsas, camisas, etc. Na Praça, um FotoVaral de temáticas livros será atração, além do Studio Aberto, oferecendo exercícios práticos de ensaio fotográfico à luz do dia. Também haverá uma aula aberta sobre o tempo na fotografia, com participação da bailarina e professora de dança Nanssy Brandão, da Ballare Escola de Dança.

Outra boa nova desta edição é a programação vasta que o Largo de São João vai receber, com a participação de oficinas do Bike Anjo Belém, CIURB, Laboratório da Cidade e Verde Cidadão. Não deixe de visitar esta charmosa pracinha que fica na frente da Capela São João, uma jóia rara da nossa arquitetura. A programação inicia pela manhã com Yoga, venda de produtos dos Microempreendedores da Passagem do Carmo, Oficina de plantio e distribuição de mudas e muita brincadeira de rua. Leva a molecada que todos vão adorar.

Almoço
Para matar a fome, além das comidinhas oferecidas na maioria dos espaços que integram a circulação, também abrirão nesta edição os Restaurantes Dona Joana e Retiro da Sé, um na Campina e outro na Cidade Velha, onde também o Bar do Rubão oferece iguarias bem paraenses além da sua famosa comidinha de boteco. Outro Bar Restaurante na circulação é o Nosso Recanto, na Praça do Carmo. A Tapioquinha da Dona Clea, na Carlos Gomes, 55, também estará aberta com suas deliciosas tapioquinhas, cuscuz e empadas, entre outros itens.

Diversão e opções de presentes sustentáveis
A sede social da Assembleia Paraense abre com a exposição ARTEPHOTOCLUBE AP, que traz trabalhos de autoria de associados integrantes do coletivo Photoclube AP, além de obras de artistas plásticos paraenses. A exposição que apresenta uma diversidade de obras em desenho, pintura, gravura e fotografia tem um caráter de bazar filantrópico, com a venda dos trabalhos doados por esses artistas convidados destinada às obras assistenciais de uma instituição.

Na Associação Fotoativa, a programação é diversa e inicia pela manhã com yoga e café da manhã, seguindo o dia com oficinas, brechó, economia criativa, com a Da Tribu, comidinhas, Feira Marca D’Água, com impressos e publicações independentes, mesa de debate “Palavra: grito de guerrilha”, com participação de Bruno Passos (bike-som ludibriosa – viramundo), Priscila Duque (canto e poesia) e Paulo Meira (Rádio Catimbó), com mediação de Débora Oliveira (Coletivo Aparelho). Também haverá relato de experiência com Slam – Dandaras do Norte e música ao por do sol, com Lariza e João Urubu.

No Espaço Cultural Valmir Bispo Santos tem um Bazar Cultural recheado de novidades e presentinhos sustentáveis. E também tem comidinhas de origem orgânica com a Toró Gastronomia, além de lançamentos da Pizza de Jambú. Delícia!

Na Kamara Kó Galeria também novidade. Além da 7a edição da exposição fotográfica “Coletivo de Dezembro”., que tem como objetivo facilitar o contato do público em geral com o mundo do colecionismo artístico, o espaço também estará inaugurando em suas instalações a Lojinha da Kamara Kó Galeria. Serão oferecidos Múltiplos de Arte de Andréa Feijó, Flavya Mutran, Guido Elias, Ionaldo Rodrigues Lucas Negrão, Paulo Meira e Pedro Cunha. A ideia é oferecer objetos pensados para serem produzidos em série, sem que exista uma peça original, mas que contenha a ideia que o artista quer propagar.

Tem sebo de livros na circulação, com a participação do Relicário, espaço que se dedica a celebrar a paixão literária, oferecendo um acervo de mais de 5 mil itens, incluindo raridades entre seus materiais, como um álbum de Belém de 1908.

No Ouriço Arte e Bar haverá o estímulo ao desapeg, com a participação doo Bazar Zen e do Bazar Olê Olá, que se fundem com a proposta de brechó alternativo e itinerante. Em tempos que roupas e acessórios são produzidos, consumidos e descartados com muita rapidez, mudar um pouco a ordem desse ciclo e reintroduzir esse material no mercado é uma maneira para minimizar desperdícios. Também haverá oficinas e programação musical com os Djs Bruno Titan e Ian Vieira tocam brasilidades.

Para visitar, ouvir, passear e conhecer
Nesta edição, termos a participação do Arquivo Público do Estado do Pará, onde o público poderá conhecer um pouco mais da história desta importante instituição arquivista, assim como dos documentos que estão sob sua guarda. Além disso, quem visitar o prédio vai poder conferir uma exposição montada somente para esse dia, vai ver também a exposição de 30 iconografias que formam uma coleção pertencentes à documentação manuscrita dos períodos colonial e imperial da história do Pará.

O Espaço Cultural Banco da Amazônia traz uma programação variada e já em total clima natalino. Logo cedo pela manhã tem Aula de Ginastica e Ritmos para manter a saúde em dia, apresentação do Auto de Natal do Notáveis Clowns, Coral Vozes da Amazônia e às 11h, Pocket Show de Arthur Espíndola.

Também abrem para visitação o Centro Cultural Da Justiça Eleitoral e o Centro Cultural Sesc Boulevard, que traz o espetáculo “Risos&Sabores”, com os palhaços Black e Estrelita, que embarcam em uma deliciosa aventura sobre o quanto é bom se alimentar bem e praticar atividades físicas. O Sistema Integrado de Museus também está na edição, abrindo para visitação, gratuitamente, das 9h às 13h, o Forte do Presépio, o Museu do Círio, o MEP, e a Corveta Museu Solimões.

Na Discosaoleo tem três pockets shows. Começando às 11h, com o grupo de carimbo Caruana, um projeto experimental que mistura ancestralidade dos tambores com o som universal contemporâneo, e seguido pela parte da tarde com shows de Camila Barbalho e Nathalia Petta.

E temos também ROTEIROS GEO-TURÍSTICOS sbre a Belle Epoque. O ponto de saída será da Praça da Sereia, em frente ao Cinema Olímpia, às 8h30. O projeto é realizado pela Faculdade de Geografia e Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPA. A ação promove caminhadas a pé gratuitas no Centro Histórico de Belém, em que são abordados o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém.

Pura arte em circuitos colaborativos
Na Cidade Velha abre o Ateliê e Galeria Jupati. Administrado pela fotógrafa Ursula Bahia, reúne fotografia, artesanato, apresentação de música, performance e também espaço de trabalho colaborativo, oficinas além de hospedarem temporário pelo aplicativo Airbnb. Na programação deste domingo, entre outras atrações, terá duas exposições “Maria – Um Olhar Feminino Sobre o Círio”, coletiva de fotografia, e “Encontros e Afetos”, do fotojornalista Paraibano Mano de Carvalho.

Também haverá oficina, bate papo, apresentação de Circense – Palhaço Espoleta, musical com Ian Lemos & Henrique Souza e infantil “Cantos de Encantaria”, com Renato Torres e Carol Magno. No encerramento, o show será de João Urubu. Além da programação cultural, haverá uma feirinha repleta de opções para presentear neste natal. No Ateliê do Zoca/Papel Na Amazônia você também encontrará sugestões ótimas para presentear.

O Coletivo Aparelho, na ocupação artística no Mercado do Porto do Sal, traz contação de história “Cadê a estrela da árvore?”, com Patrick Marques e o espetáculo teatro “Tomara que não Chova”, com a Cia. Los Gaiatos. (Palhaço

Bolonhesa, Palhaço Trapo e Palhaço Provisório Porenquanto). Tudo pela manhã atendendo o público infantil.

Ainda pela manhã haverá a I Mostra de audiovisual com a exibição de “Porto de Memórias”, um filme produzido no Porto do Sal, “Uma aventura no celular e outros parangolés”, além de curtas de animação. A partir do meio dia, a roda é de choro com o Mercado do choro, mas também Vivências “Narrativas visuais” (práticas envolvendo a produção de imagens e textos, enredos, histórias para vídeos do núcleo de audiovisual do Porto do Sal).

No Espaço Vem, a loja autoral traz mais de 15 marcas da cidade e de outros estados: Atelielas, Osada Handmade, Pagu, Flor de Sal, Kaly Acessorios, Aciremamoura Acessórios, Ruthely , Lambes do Mal (BA), Wonderwall Decoração (SP), Augusta costura (BH), Estúdio Livree, Pinalloca, Souina. O espaço oferece ainda um Quintal Paraense, com comidinhas, Flash Tattoo e programação musical, com o show Brasilidades, de Armando e Messias Lyra.

No Xibé Cultural, na rua Cametá, tem apresentação do Grupo Musical Sonata, diretamente de Icoaraci. No repertório, muito samba de raiz exaltando o trabalho dos mestres Cartola, Monarco, Candeia, Nélson Cavaquinho, Manacéa, Paulinho da Viola, João Nogueira, Ciro Aguiar, Luiz Américo e Roberto Ribeiro, dentre outros, além de chorinho instrumental e sambas autorais do grupo da Vila Sorriso, que conta em sua formação com os seguintes músicos: Walter Macedo (violão 7 cordas), Rick do Cavaco (cavaquinho), Rodrigo Macedo (surdo), Simita Macedo (pandeiro e afoxê) e Messias Lyra (vocal).

A programação cultural oferece ainda aos visitantes a exposição fotográfica de Sandro Barbosa, peças em tecido da Tucha Confecções, eco jóias em cerâmica da renomada artesã Val Genú para o Ateliê Art’ Genuína e esculturas em madeira do cantador e artesão Sérgio Salles, com foco na Fauna Amazônica. A cozinha do espaço oferece nesta edição festiva, além da cervejinha gelada e caipirinha, uma deliciosa feijoada completa e como novidade também a versão vegana. Ainda, carne assada ao molho ferrugem, leitão ao molho e tábua de frios.

Mais um pouco adiante, nas confluências do bairro Batista Campos, abrirá também o Casarão do Boneco, um espaço cultural autogestionado que contribui para o movimento teatral e para a diversidade cultural da cidade de Belém. Na programação haverá oficina de colagem para crianças, com Victoria Rapsódia, Feirinha de Natal Dell’arte, organizada pela lojinha do Casarão do Boneco.

O objetivo é escoar a produção de artistas e gerar renda para a manutenção do casarão, estimulando a economia local, criativa, justa e sustentável. A novidade fica por conta do almoço e lanches veganos a partir de 12h, uma parceria com o Caldeirão da Herbívora. No final do dia tem shows musicais, com as bandas Mobile Lunar e Dois na Janela. Entrada: pague o quanto puder.

O projeto Circular Campina Cidade Velha conta com patrocínio da Lei Rouanet e Ministério da Cultura por meio do edital do Banco da Amazônia. A realização é da Associação Amigos de Belém. Apoio institucional do IPHAN e UFPA.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – Veja endereços e horários de cada atração e ação.

www.projetocircular.com.br

24a EDIÇÃO – CIRCULAR

DOMINGO – 2 DE DEZEMBRO

BAIRRO DA CAMPINA

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ – Trav. Campos Sales, 273, esquina com a Treze de Maio. Horário: 9h às 13h.

  • Visita guiada pela história da instituição arquivística e documentos que estão sob sua guarda.
  • Exposição de iconografias pertencentes à documentação manuscrita dos períodos colonial e imperial.

ASSEMBLEIA PARAENSE (SEDE SOCIAL) – Av. Pres. Vargas, 762, entre Carlos Gomes e General Gurjão. Horário: 10 às 18h.

  • Exposição ARTEPHOTOCLUBE AP – coletiva que reúne trabalhos de autoria de associados integrantes do coletivo Photoclube AP e obras de artistas paraenses.
  • Artistas convidados: Armando Sobral – Bob Menezes – Elieni Tenório – Emanuel Franco – Geraldo Teixeira – Haroldo Baleixe – Marinaldo Santos – Nina Matos Octávio Cardoso – Paulo Andrade – Paulo Azevedo –Ronaldo Moraes Rêgo – Ruma Albuquerque.
  • Associados do Photoclube AP: Ana Maria Nascimento – Fernando Leitão Jr. – Iza Girard, Leônidas Jr. – Lully Bertagna – Jorge Eiró – Lucas Ohana – Luiza Chady – Matheus Nunes – Nádia Borborema – Rodrigo Lauria.

ASSOCIAÇÃO FOTOATIVA – Praça das Mercês, 19.

Yoga na Fotoativa – Com Tunga Vydia

Horário: a partir das 8h

Café no Jardim

Horário: a partir das 8h30

Bar Fotoativa

Horário: a partir das 8h30

Loja e Brechó Fotoativa

Horário: 10h às 20h

Banquinha da Tribu

Horário: 10h às 20h

Quitutes da Dona Dina

Horário: a partir das 13h30

Marca D’água

  • Feira de impressos e publicações independentes da Fotoativa

Horário: 10h às 20h

Mesas de debate: Palavra: grito de guerrilha

Horário: 10h às 12h

  • Refletir sobre a palavra enquanto forma de resistência e pensar para além da forma escrita, qual o alcance dessa voz e como eu me aproprio dela.

Mediação: Débora Oliveira (Coletivo Aparelho)

Convidados: Bruno Passos (bike-som ludibriosa – viramundo), Priscila Duque (canto e poesia), Paulo Meira (Rádio Catimbó)

Micro-Oficinas

  • Vivência Pinho, com Irene Almeida, Mireille Pic e Paula Vanessa.

Horário: 8h às 17h (duração 4 h)

Local: Laboratório Fotográfico

Público: qualquer pessoa

Vagas: até 10 pessoas

  • Stêncil, com Igor Oliveira

Horário: 10h às 12h (duração 2h)

Público: Público geral, a partir de 16 anos

Vagas: 10 vagas

  • Narrativas fotográficas, com Renata Moreira

Horário: 15h às 18h (duração 3h)

Público: Público geral, a partir de 16 anos

Vagas: 10 vagas

  • Música ao Pôr-Do-Sol nas Mercês

19h – Atração musical: Lariza e João Urubu

BAR NOSSO RECANTO – R. Siqueira Mendes, 24, em frente à Praça do Carmo. Horário: 11h às 18h.

  • O tradicional bar da Praça do Carmo abre suas portas com os tira-gostos deliciosos da casa: unha de caranguejo e o famoso camarão. No dia, também haverá feijoada e as cervejas sempre geladas da casa.

CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL – Rua João Diogo, 254, próximo à Praça da Bandeira. 9h às 17h.

  • A exposição Kizomba pra Tata Kinboji” – coletiva com mais de 20 artistas em comemoração pelo mês da Consciência Negra, homenageando a memória do ativista, mestre em artes visuais, artista plástico, fotógrafo, além de professor da UFPA e colaborador do Instituto Nangetu de Tradição Africana Arthur Leandro
  • Feirinha Criativa – Li Divino e outras marcas
  • Visita Guiada

CENTRO CULTURAL SESC BOULEVARD – Boulevard Castilhos França, 522/523.

Espetáculo “Risos&Sabores” – 11h

  • O palhaço Black e a palhaça Estrelita embarcam em uma deliciosa aventura. Risos & Sabores é resultado do Projeto “Arte Circense e Vida Saudável: Riso, Sabores e Saberes”, contemplado pelo Prêmio Produção e Difusão Artística da Fundação Cultural do Estado do Pará – 2017.

DISCOSALEO – Trav. Campos Sales, 628, entre Riachuelo e General Gurjão.

  • 11h30 Caruana – Projeto experimental e autoral que mistura a identidade ancestral do Carimbó a elementos musicais universais.

Formação: Rafael Du Vale – cantor e compositor; Nonato (Cobra Norato) – percussão ; Marcos Sarrazin – sopro; Bruna Rodrigues (Loba Rodrigues) – curimbó; Heron Rodrigues – tambores; Gabriel Pinheiro – banjo.

  • 15h – Camila Barbalho
  • 18h – Nathalia Petta

ESPAÇO CULTURAL BANCO DA AMAZÔNIA – Av. Presidente Vargas, esquina da Carlos Gomes – Praça da República – 8h30 às 11h.

Programação

8h30 – Aula de Ginástica e Ritmos

9h – Apresentação do Auto de Natal do Notáveis Clowns

10h – Coral Vozes da Amazônia

11h – Pocket Show Arthur Espíndola

ESPAÇO CULTURAL VALMIR BISPO SANTOS – Trav. Padre Prudêncio, 681, Campina, entre Carlos Gomes e Gama Abreu, próximo a OAB e Igreja da Trindade.

  • Bazar Cultural – 09h às 18h
  • Decoração natalina e de interiores – confeccionadas a partir de material reciclado
  • Ateliê Greta – Coleção de biojoias de Cerâmica e acessórios
  • Mania de Arte – objetos decorativos para presentes personalizados
  • Antiquário dos Azulejos – Mosaicos de pastilhas de vidro, Azulejos e casca de ovo.
  • Toró – Gastronomia Sustentável – nova criação gustativa “Fogo no Mar”, do chef Wagner Vieira
  • Pizza de Jambú – lançamento de novos sabores delivery

KAMARA KÓ GALERIA – Frutuoso Guimarães, 611, entre Frutuoso Guimarães e Riachuelo. Horário: 10h às 18h.

  • Mostra: 7a edição da exposição fotográfica “Coletivo de Dezembro” – Trabalho de Ana Morkazel, Anita Lima, Alberto Bitar, Danielle Fonseca, Guido Elias e Lucas Negrão.
  • Inauguração: Lojinha da Kamara Kó Galeria – Múltiplos de Andréa Feijó, Flavya Mutran, Guido Elias, Ionaldo Rodrigues Lucas Negrão, Paulo Meira e Pedro Cunha.

O RELICÁRIO – Rua Carlos Gomes, 291, entre 1o de Março e Ferreira Cantão. Horário: 9h às 14h.

  • Compra e venda de revistas, CDs, DVDs, Gibis, Cards. Com um acervo de mais de 5 mil itens.

OURIÇO ARTE E BAR – Rua Gaspar Viana n°09, esquina com a Praça das Mercês. Horário: 16h

  • Bazar Zen e Bazar Olê Olá – Brechó alternativo e itinerante.
  • Bazar @bazarzenamazonico e @bazaroleola
  • Ecobags @badlandts
  • Flash Tattoo @sujeitoatattoo
  • String Arte @maryboole
  • Tabacaria @mrpipesmokeshop
  • Acessórios @Loja_Tuti
  • Japamalaria @108vibes

16h – Oficina criativa com miriti: Confecção de brinquedos de miriti através do diálogo coletivo, com Ângelo Oliveira (Crew Toca do Davi). Entrada: 1kg de alimento não perecível.

17h – Programação Musical: DJs Bruno Titan e Ian Vieira tocam brasilidades.

RESTAURANTE DONA JOANA – Travessa Campos Sales, 482, entre Ó de Almeida e Aristides Lobo. Horário: 11h às 15h.

  • Casarão do século XIX. O cardápio com toque de comida sem glúten e cheia de sabor.

ROTEIROS GEO-TURÍSTICOS – Roteiro Belle Epoque

  • Ponto de encontro e saída: 8h30 – Praça da Sereia (Av. Presidente Vargas, esquina com a Gama Abreu. Em frente ao Cinema Olympia).
  • Percurso: Cinema Olympia – Praça das Sereias – IEP – Avenida Nazaré – Palacete Bolonha – Avenida Governador José Malcher – Coretos e Praça da República – Teatro da Paz – Grande Hotel – Presidente Vargas – Rua Santo Antônio – Paris N ́América – Praça dos Estivadores – Point do Açaí.
  • Inscrições gratuitas: https://goo.gl/forms/8Dfgy3QGfQXfeMbQ2

TAPIOQUINHA DA DONA CLEA – Rua Carlos Gomes, 55, esquina com a Campos Sales.

  • Cuscuz, tapioquinha, empada e outras delícias

BAIRRO DA CIDADE VELHA

ATELIÊ E GALERIA JUPATI – Trav. Gurupá no 250, entre Rua Dr. Rodrigues dos Santos e Rua Cametá.

Programação:

  • 9h às 18h – Abertura com Brunch, Feirinha de artesanato e Exposições Fotográficas + Meu Copo Eco – Produzir menos LIXO
  • 9h às 18h – Exposição Fotográfica – Maria – Um Olhar Feminino Sobre o Círio.
  • 10h – Exposição Fotográfica – Encontros e Afetos, do fotojornalista Paraibano Mano de Carvalho.

10h às 11h – Oficina de Desenho Realista com Luana Brown – Aulas interativas, com trocas de ideias, pesquisas e criação artística.

  • Público: a partir de 12 anos
  • Trazer material de desenho: Lápis HB, 2B, 4B, papel canson e prancheta.

10h30 às 12h – Bate-Papo com as fotógrafas da exposição MARIA e participação especial do fotojornalista Mano de Carvalho que também falará sobre a sua exposição Encontros e Afetos.

12h às 13h – Número Circense – Palhaço Espoleta

13h às 15h30 – Pocket Musical: Ian Lemos & Henrique Souza

16h às 17h – Apresentação Infantil: Cantos de Encantaria – Carol Magno e Renato Torres

17h às 17h40 – Pocket Show – João Urubu

18h – Encerramento

Parceiros – Artes & Artesanatos

  • AFAIA – Economia solidária
  • Atelier Espaço de Ideias – peças em MDF, com aplicação de pintura e tecido.
  • Biomarajoara – peças que valorizam a cultura regional – material orgânico.
  • Charmosita Faixas – Acessórios de cabelo.
  • Helvio Laticínio – Fazenda Rosana, produção orgânica e artesanal: Leite, Coalhada, Queijo Coalho e Ricota, Açaí, Mel e outros produtos.
  • HQs do Lucas – HQs e camisas com ilustrações do autor e ilustrador Lucas Moura Quaresma, jovem autista, e colaboradores.
  • Masterphotos – Imagens da arquitetura históricas do primeiro bairro de Belém.
  • Tainah Jorge – Produtora cultural organiza o brunch, uma mistura de café da manhã, almoço e lanche.

BAR DO RUBÃO – Travessa Gurupá, 312, entre Cametá e Dr. Malcher. Horário: 11h às 15h.

  • Delícias da gastronomia paraense e petiscos de boteco. Preços variados e acessíveis.

BAR NOSSO RECANTO – Praça do Carmo – R. Siqueira Mendes, 24, em frente à Praça do Carmo. Horário: 11h às 18h.

  • Tira-gostos: unha de caranguejo e camarão.
  • Almoço: Feijoada e cerveja gelada.

COLETIVO APARELHO – Ocupação artística no Mercado do Porto do Sal. Rua São Boaventura, no final da Travessa Gurupá.

Programação

9h- “Cadê a estrela da árvore?” Contação de história com Patrick Marques.

10h- “Tomara que não Chova”, espetáculo teatral com a Cia. Los Gaiatos – Palhaço Bolonhesa, Palhaço Trapo e Palhaço Provisório Porenquanto.

11h – I Mostra de audiovisual “Porto de Memórias” – Filme produzido no Porto do Sal “Uma aventura no celular e outros parangolés” e Curtas de animação.

12h30 – Mercado do choro

  • Carla Cabral (cavaquinho)
  • Diego Santos (violão 7 cordas)
  • Gabriel Ventura (pandeiro)
  • Thiago Amaral (clarinete)

12h30 às 15h – Vivências “Narrativas visuais” – Produção de imagens e textos, enredos, histórias para vídeos do núcleo de audiovisual do Porto do Sal.

ESPAÇO VEM – Trav. Joaquim Távora, 214, entre Doutor Assis e Doutor Malcher. Horário: 10h às 19h.

  • Loja Autoral VEM – 15 marcas da cidade e de outros estados: Atelielas, Osada Handmade, Pagu, Flor de Sal, Kaly Acessorios, Aciremamoura Acessórios, Ruthely, Lambes do Mal (BA), Wonderwall Decoração (SP), Augusta costura (BH), Estúdio Livree, Pinalloca, Souinae.

Quintal Paraense – Gastronomia com Dom Gourmet

  • Almoço: R$ 10,00 – Risoto de camarão com jambu, Penne Parisiense e Salpicão.
  • Lanche: R$ 5,00 e R$7,00 – Torta salgada e Hot dog de frango.
  • Burger + fritas: R$ 15,00
  • Flash Tattoo – Tattoos autorais a partir de R$ 80,00 – Thiago Cabral do THC STUDIO.

Programação Musical – 18h

Show Brasilidades com Armando e Messias Lyra

FÓRUM LANDI – Rua Siqueira Mendes, 60 – Praça do Carmo – 9h às 18h

  • Exposição Maquete de Belém – Em a escala 1:250, a maquete ocupa uma plataforma com 35m2, na maquete estão reproduzidos em miniatura, importantes monumentos e ruas que datam, principalmente, do século 18, resultando num trabalho de resgate da memória e preservação histórica da cidade.

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARÁ – SOLAR BARÃO DO GUAJARÁ Rua Dona Tomázia Perdigão, no 62 – Praça D. Pedro II

9h – Visita guiada

10h30 – Visita Guiada

10h30 – Palestra História da Arte – Dr. Prof Sílvio Ferreira Rodrigues (UFPA)abordará o quadro de D. Pedro I, de autoria de Manuel Pastana, recentemente restaurado.

11h – Visita guiada

LARGO DE SÃO JOÃO – em frente à Igreja de São João Batista – Rua João Diogo, s/n – Bike Anjo Belém, CIURB, Laboratório da Cidade e Verde Cidadão.

Programação

8h às 9h – Yoga seguida de conversa sobre o bairro – com Patrícia Almeida (iniciantes são bem-vindos).

8h às 11h – Café da manhã – vendas da Associação dos Microempreendedores da Passagem do Carmo.

9h às 13h – Escola Bike Anjo – Dedicada às pessoas que querem (re) aprender a pedalar.

9h30 às 11h30 – Verde Cidadão – Oficina de plantio e distribuição de mudas.

10h às 12h – Jogos de Rua

Durante todo o dia:

  • Viva a Cidade – Vivência de memórias e usos do centro histórico e do Largo de São João.
  • Troca de Livros – traga um livro e leve outro.
  • Troca de Arte – traga sua fotografia, gravura, artesanato, ponha no nosso varal e troque pela arte de outra pessoa.

RESTAURANTE RETIRO DA SÉ – Rua Dr. Malcher, 21, entre Félix Roque e Pe. Champagnat, ao lado da Catedral da Sé.

SISTEMA INTEGRADO DE MUSEUS – Complexo Feliz Lusitânia – Praça Frei Caetano Brandão e Rua Padre Champagnat. Das 09h às 13h – Entrada franca

  • Forte do Presépio
  • Museu do Círio
  • Museu do Estado do Pará (9h às 13h)
  • Corveta Museu Solimões (9h às 13h)

XIBÉ CULTURAL – Rua Cametá, 113, entre Joaquim Távora e Pedro Albuquerque. Horário: 10h às 22h.

  • Exposição fotográfica de Sandro Barbosa
  • Mostra de peças em tecido da Tucha Confecções
  • Ateliê Art’ Genuína com eco joias em cerâmica, de Val Genú
  • Exposição de esculturas em madeira do cantador e artesão Sérgio Salles – Fauna Amazônica.
  • Grupo Musical Sonata (Icoaraci): samba de raiz e chorinho.

Cozinha: cervejinha gelada e caipirinha, feijoada completa e vegana, carne assada ao molho ferrugem, leitão ao molho e tábua de frios.

ZOCA ATELIER E PAPEL DA AMAZÔNIA – Rua Rodrigues dos Santos, 181, entre Gurupá e Cap. Pedro Albuquerque.

CIDADE VELHA DIVISA COM BATISTA CAMPOS

CASARÃO DO BONECO – Av. 16 de novembro, 815, entre Veiga Cabral e Praça Amazonas. Horário: 10h às 20h.

Oficina de colagem para crianças, com Victoria Rapsódia

  • Horário: 10h
  • Investimento: R$ 20,00

Lanchonete: 9h às 19h

Feirinha de Natal Dell’arte – Horário: 10h às 19h

Almoço e lanches veganos a partir de 12h, parceria com o Caldeirão da Herbívora

Shows musicais a partir das 18h

  • Bandas Mobile Lunar e Dois na Janela

Entrada: pague o quanto puder.

STUDIO FDEZBELÉM – Praça Ferro de Engomar, número 6, entre Arcipreste Manoel Teodoro e Veiga Cabral. Horário: 9h às 19h.

Programação

  • Galeria – 9h às 19h /Exposição “Sob à Luz”.
  • Loja – blusas, bolsas, camisas, etc.
  • Na Praça Ferro de Engomar: Fotovaral: 9h às 19h – Temática livre.
  • Studio Aberto: 9h00 às 11h / 16h às 18h – Exercício prático de ensaio fotográfico à luz do dia.

Aula aberta: O Tempo na Fotografia: 9h às 10h30 e 16h às 17h30.

  • Participação da bailarina e professora de dança Nanssy Brandão, da Ballare Escola de Dança.
  • Limite de Participantes: 15 (inscrição na hora e gratuita)

BAIRRO DO REDUTO

CASA DO FAUNO – Rua Aristides Lobo, n01061, entre Benjamim e Rui Barbosa. Horário: 9h às 18h.

  • Mini-galeria: mostra coletiva, com obras à venda com preços especialmente ofertados para o Circular.
  • Bia Cabral expõe a série “Além das Meninas dos Olhos”: Aquarela e caneta
  • Renata Segtowick expõe a série “Elas”: Aquarela, nankin e gouache sobre papel
  • Flag Nery expõe a série “Seres”: Técnica mista
  • Nelson Carvalho expõe a série “Desmonte”: Nanquim sobre papel

Café Literário:

  • um espaço que acolhe você com livros novos e seminovos e cafés especiais, além de comidinhas exclusivas da Casa do Fauno.

A partir das 9h// Café da manhã:

  • Bebidas quentes e comidinhas
  • Promoção de romances no Café Literário.

12h Almoço// Ver-o-Fauno

  • Gastronomia inspirada no Ver-o-Peso
  • Participação: Dona Osvaldina Silva

13h Exposição e venda de instrumentos de percussão

16h Roda livre de tambores: vivência percussiva

Mestre Flávio Gama

Horário: 16h às 18h

Investimento: 10,00

  • Sugestão: Quem tiver instrumentos pode levar

PEABIRU PRODUTOS DA FLORESTA – Rua Ó de Almeida, 1083, entre Rui Barbosa e Benjamin Constant. Horário: 8h às 13h.

8h às 16h – Exposição com fotos e descrição dos produtos

9h às 11h – Café com produtos diferenciados do Peabiru

10h às 12h – Bate papo com os produtores parceiros do Peabiru

12h às 15h – Produtos da Floresta

15h – Cortejo Cultural

16h – Apresentação da banda Nação Ogan

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here