O Forró das Três e Meia leva sua poesia sonora ao palco do Na Figueredo

0
Forró das Três e Meia (Foto: Divulgação)

No próximo dia 23 de novembro, sexta-feira, o grupo “O Forró das Três e Meia” apresenta o show “O Tocador de Pífano”, no Núcleo de Conexões Na Figueredo, trazendo canções populares e alguns de seus trabalhos autorais. O show tem participação especial dos cantores Lariza, Otânia Freire, Cyro Almeida, Armando Hesketh e Thalia Sarmanho, além de músicos convidados para integrar a banda. A abertura da noite é por conta do projeto Cantos de Areia, dos artistas Mateus Moura e Reebs Carneiro.

Surgido de um delírio em meio às estradas e caminhos do Brasil, O Forró das Três e Meia começou como o relato da história de Reebs Carneiro, sanfoneiro e viajante, enquanto descobria os segredos e magias do acordeon na cultura nordestina. Por isso, o trabalho conta através da música e da tradição nordestina com uma grande dose de relatos pessoais, tristezas acumuladas e lições aprendidas em meio aos quase três anos de experiência por veredas do sudeste e do nordeste.

Com o retorno de Reebs a Belém, o projeto ganhou corpo criando uma tessitura sonora completamente tradicional, remetendo à rica sonoridade dos regionais de choro que compunham as primeiras formações de forró; mas, segundo Carneiro, também “indicando uma invasão sutil da sonoridade nortista que transborda destes amazônidas que compõem este forró, transcendendo fronteiras e sincretizando culturas populares”, afirma.

No show do dia 23, o grupo levará canções populares conhecidas do baião e forró de pé de serra, e também algumas das músicas autorais que estarão em seu primeiro EP a ser gravado em breve pelo Selo Na Music; dentre estas: “Suas Asas”, que no show será interpretada pela cantora Lariza, “Se Alguma Coisa”, cantada por Otânia Freire e “Forró Praiano”, que terá a voz de Cyro Almeida.

Além dos intérpretes acima, o show terá ainda participação da cantora Thalia Sarmanho e de Armando Hesketh cantando uma das músicas que integram a trilha do espetáculo teatro Verde Ver-o-Peso; assim como dos músicos Thales Branche, no violão de 7 cordas; Marcos Sarrazin, na flauta; e Rodrigo Ethnos na percussão. Ao lado do multi-instrumentista Reebs Carneiro e de Mari Morhy no triângulo, todos eles compõem o grupo para a apresentação do dia 23.

Abertura terá projeto Cantos de Areia
Marcado pelos trajetos e impressões de viagens, o projeto Cantos de Areia traz os músicos Reebs Carneiro e Mateus Moura como norteadores de suas canções. Através dos ventos das praias do Nordeste brasileiro, do frio das serras do semiárido, pelos picos nevados das cordilheiras e pelos mercados lotados de repúblicas bolivarianas, os dois artistas se utilizam daquilo que viram e atravessaram para compor a trilha deste espetáculo intitulado “Cantos de Areia”, definido por eles como “um apanhado das experiências e dos amores que as almas latino-americanas compartilham entre si”.

Ficha técnica
Artistas convidados para Banda: Thales Branche, Marcos Sarrazin, Rodrigo Ethnos e Cyro Almeida
Artistas da banda: Reebs Carneiro e Mari Morhy
Abertura: Projeto Cantos de Areia com Mateus Moura e Reebs Carneiro
Participações especiais: Lariza, Otânia Freire, Thalia Sarmanho, Armando Hesketh e Cyro Almeida
Assessoria de Comunicação: Dani Franco

Produção, audiovisual e arte gráfica: João Urubu

Teaser e ensaio fotográfico
Direção e Fotografia: João Urubu
Figurino e modelo: Petra Marron
Cenografia: Bruna Leão Vanzeler e Reebs Carneiro
Produção: Coletiva
Apoio: Urubu Pavão

Serviço
O Forró das Três e Meia apresenta O Tocador de Pífano Dia 23 de Novembro de 2018 – sexta-feira – 20h No Núcleo de Conexões Na Figueredo – Avenida Gentil Bittencourt, 449 Ingressos: R$15,00 (com meia-entrada) Venda antecipada: Loja Na Figueredo – R$10,00

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here