Fotografia, prática poética e memória

Em workshop, Guy Veloso atravessa poéticas com a fotografia documental

0
Foto: Guy Veloso

A Associação Fotoativa e o fotógrafo Guy Veloso propõem em outubro um workshop de exercício poético da fotografia documental a fotógrafos e estudantes avançados de fotografia. Nos dias 8, 9, 10 e 17 do mês, os participantes se encontrarão para construir projetos temáticos a partir de suas pesquisas e irem a campo para fotografar, pensar nas formas de exibição e divulgação e executarem a pós-produção do material.

A proposta é ir para as ruas, que estarão tomadas pelo Círio, experiência acumulada pelo fotógrafo, e revelada em seu acervo de mais de 25 anos, especialmente na temática religiosidade brasileira. “A ideia é perceber a cidade e as pessoas nesse momento, que será uma escolha do participante, entendendo formas de abordagem e ética com os personagens”, diz o fotógrafo, que ministra cursos totalmente práticos desde 2011 e já compartilhou conhecimento com mais de 300 alunos.

Mesmo sendo em outubro, a vivência fotográfica no Círio é opcional a cada participante, assim como o uso de câmera própria e portfólio. Além da saída livre, o curso abordará diversas questões relacionadas à prática fotográfica e ao uso de repertórios de imagem. Os alunos também serão estimulados a identificarem temas para ensaios fotográficos e a saberem mais sobre como valorizar e editar um portfólio, além de dicas para elaborar projetos para salões e concursos.

Do Poético ao Prático: Fotografia Documental, com Guy Veloso
Dias 08, 09, 10 e 17 de outubro.
De 19 às 21h, na Associação Fotoativa.

Inscreva-se aqui

Investimento
R$ 350,00 (para pagamento à vista em dinheiro, débito automático, cheque ou transferência bancaria)
R$ 370,00 (para pagamentos parcelado em até 2x no cartão de crédito)
*Associadas e Associados Fotoativa têm 10% de desconto.

Material sugerido
Não precisa levar câmera. Os pais poderão levar seus filhos pequenos.
Opcional: para as aulas regulares, levar ensaio fotográfico documental de até 20 imagens, já editado, impresso ou em formato digital.
Optando por arquivo digital, levar um pendrive com as imagens (em baixa resolução), já editadas em PowerPoint/97-2003.
Igualmente opcional levar dia 17.10 ensaio sobre o Círio 2018 na mesma forma descrita acima.

Sobre Guy Veloso
Fotógrafo há mais de 25 anos, participou da 29a Bienal de São Paulo; da 23ª Bienal Europalia, na Bélgica e da 4th Biennial of the Americas; nos Estados Unidos. Tem obras nos acervos Essex Collection of Art from Latin America, Colchester-Inglaterra; Museo de las Americas, Denver-EUA; Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Coleção Joaquim Paiva, MAM-RJ; MAR-RJ; MAM-SP e MASP. Possui um dos mais completos bancos de fotografias e vídeos no país no assunto religiosidade brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here