Maria: exposição traz olhar feminino sobre o Círio de Nazaré

A mostra traz obras de fotógrafas paraenses com diferentes perspectivas sobre a festa dos paraenses

0
Foto: Monica Lizzardo

Maria. Simples, curto, forte. O nome foi escolhido por fotógrafas paraenses para representar a exposição que traz um olhar feminino sobre o Círio de Nazaré, e abre no próximo dia 10, às 19h, na galeria Jupati, na Cidade Velha, com entrada livre. “A exposição Maria é uma homenagem ao 226° Círio, e é um tributo mais que oportuno, visto que a imagem da mulher e mãe, a figura do feminino, e mais particularmente da fortaleza que se encerra no seio da Amazônia, também encontra na jovem Maria, no sim pronunciado com coragem diante do desconhecido, a força de toda a resistência”, afirma a jornalista e fotógrafa, Maria Christina, que assina o texto curatorial da mostra.

Foto: Márcia Gomes

Romeiros, voluntários, promesseiros, a berlinda, fotos e luzes compõem um cenário dos olhares de muitas Marias, mulheres do cotidiano de qualquer cidade, que veem a rua, as pessoas durante a festa que movimenta milhões de pessoas em Belém, transformando a rotina da cidade e alimentando uma tradição afetiva dos paraenses com sua padroeira.

Foto: Cand Figueira

A mostra traz ao público o olhar sensível das fotógrafas Bethe Oliveira, Bethiz Ferro, Cand Figueira, Cleidy Lopes, Irene Almeida, Letícia Valente, Lidiane Gomes, Márcia Gomes, Márcia Seabra, Monica Lizardo, Nailana Thiely, Paula Rodrigues, Shirley Penaforte, Ursula Bahia e Yvana Crizanto, que atuam em diversas frentes da fotografia na cidade: seja no fotojornalismo, na arte, no documental. Interessados em obras da mostra poderão adquiri-las após o período de exposição, como uma forma de valorizar a produção feminina paraense de fotografia.

A exposição ocorre na galeria do Atelier Jupati, espaço multicultural no bairro Cidade Velha, que além de mostra reúne oficinas, escritório compartilhado e hospedagem temporária por aplicativos.

Serviço
Maria, um olhar feminino sobre o Círio abre no próximo dia 10, às 19h, no Atelier Jupati, na travessa Gurupá, 250, Cidade Velha. Entrada franca. Visitação segue até 2 de dezembro, em horário comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here