Círio 2018: imagem peregrina da padroeira dos paraenses percorrerá a UFPA

Universitários e servidores da universidade prestam homenagem à virgem de Nazaré

0
Imagem peregrina visita UFPa

Será sob a copa das árvores e à beira do rio Guamá que será realizada na próxima sexta-feira, 28, a décima edição do Círio na Universidade Federal do Pará. O encontro anual da padroeira dos paraenses com os professores, funcionários, alunos e comunidade em geral da UFPA completa dez edições de peregrinação pelo campus do Guamá da Universidade.

A programação segue a tradição de iniciar no Bettina Ferro, com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, onde os pacientes têm a oportunidade de serem abençoados com a visita da santa pelos leitos e salas de espera do hospital universitário. Em seguida, inicia-se a procissão pelo campus, com homenagens de fogos e papel picado pelo caminho, entre os institutos e pavilhões de sala de aula, até a chegada ao Complexo do Vadião, por volta das 9h, onde será celebrada uma missa comunitária pelo bispo auxiliar Dom Antônio de Assis.

Essa já é a nona vez a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita a Universidade, sendo que, desde 2010, o Círio UFPA já faz parte da programação oficial nazarena, e é a décima edição do ato de amor e fé: a primeira celebração foi em 2009 com uma imagem menor, carregada em um andor pelos funcionários que se reuniram para as orações como preparação para a grande procissão do segundo domingo de outubro.

O Círio UFPA é organizado por funcionários, professores, estudantes e o Grupo de Oração Universitário (GOU) da Universidade. A renda é colaboração de todos os participantes por meio de coletas ou eventos, como, por exemplo, a festa junina que arrecadou fundos para o evento mariano. Todas as comidas típicas vendidas foram doações para que a organização não tivesse custos e lucrasse o máximo possível para o pagamento das despesas da celebração.

A presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré dá a oportunidade aos devotos de estarem mais perto da padroeira do Pará em um momento único de fé e gratidão, que reúne todos os colaboradores e comunidade acadêmica.

Serviço

Círio UFPA – 10º edição, nesta quinta, 28/09/2018
Hora: 7h procissão com saída do Hospital Bettina Ferro Souza | 9h missa comunitária no Complexo do Vadião
Local: Universidade Federal do Pará (Rua Augusto Corrêa, 1)
Aberto ao público

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here